Nos dias de hoje, e face às exigências impostas pela sociedade, as famílias são frequentemente confrontadas com situações às quais, por motivos de ordem pessoal ou profissional, não conseguem dar resposta. É em função destas contingências que a Fundação Betânia pretende ajudar a suprimir tais carências, assumindo-se como mais um elemento da família, atuando com elevados padrões de exigência e profissionalismo e respeitando sempre cada utente como um ser único e especial.
A sua casa ou a do seu ente querido pode ser mais que uma coleção de memórias e bens de elevado valor afetivo, pode ser também um lugar seguro, confiante e com todos os recursos que lhe permitem caminhar pela vida com menos sofrimento e maior sensação de bem-estar. A Fundação Betânia preocupa-se com as relações entre todos os que participam direta ou indiretamente na vida dos seus utentes.
Serviços Prestados
- Cuidados de higiene
- Conforto pessoal
- Pequenas arrumações
- Tratamento de roupas
- Distribuição de refeições
- Assistência à locomoção
- Acompanhamento social
- Administração terapêutica
- Acompanhamento social
- Recuperação e reintegração
Envelhecimento ativo
Atividades motoras
O envelhecimento ativo significa também desenvolver a capacidade dos idosos para manter a autonomia o máximo de tempo possível.
Melhores perspetivas depois da reforma
Tirar mais e não menos partido da vida à medida que se envelhece, tanto no trabalho como em casa ou na comunidade.
Valorizar a experiência
Todos podem continuar a desempenhar um papel na sociedade e a usufruir de uma boa qualidade de vida.
Desenvolvimento local
Promoção do lazer
Aproximar o idoso à satisfação da vida familiar, amorosa, social e ambiental e na própria estética existencial muitas vezes afastada pelas diligencias da vida.
Participação social
É a partir da inclusão social que se pode contar com pessoas solidárias, cordiais e conectadas com tudo e todos. É neste marco que se pode resgatar o ser idoso como valor para a sociedade.
Integração na sociedade
Dotar os nossos idosos em áreas como a (ciência & tecnologia) com uma percepção das suas necessidades específicas.
Qualidade de vida
Atividades diárias
Manter o idoso ativo, promovendo algumas atividades diárias de forma a que exista uma sensação de capacidade de mobilidade permanente.
Comunicação
Manter o idoso no seu habitat natural, minimizando o transtorno da mudança repentina para outro meio.
Bem-estar
Acompanhamento médico permanente, vigilância continua a problemas de saúde frequentes, proporcionando ao idoso e familiares uma segurança acrescida.
Autonomia
Respeito pelo máximo de autonomia
Os idosos devem ter preservada a garantia do reconhecimento à sua autonomia.Às convicções pessoais do idoso merecem ser respeitadas. O importante é avaliar o grau de capacidade que a pessoa tem para tomar suas decisões.
Registar as preferências individuais
O fundamental é reconhecer que o simples fato de ser velho não impede o indivíduo de tomar suas decisões e exercer plenamente a sua vontade pessoal, baseado em seus valores.
Fomentar a autonomia controlada
Vigiar as atividades e as saídas de forma a precaver quedas ou outros acidentes.